O Que é um Site?

Um site (lê-se como “sai-te”) ou sítio, é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.

Qual a origem do nome Site?

Site é um termo inglês derivado de website ou Web site. Além de site, o conjunto de páginas também é chamado de website, Web site, WWW site ou, em Portugal, de sítio (as vezes websítio, ou sítio web).

Quando a World Wide Web foi criada, ela recebeu esse nome de seu criador Tim Berners-Lee. Ele comparou a sua criação com uma teia, “web” em inglês. Cada nó dessa teia é um local onde há hipertextos. Como a palavra inglesa para local é site (também derivada do latim situs: “lugar, local”), quando as pessoas queriam se referir a um local da teia, elas falavam, web site. Assim um novo nome surgiu para designar esse novo conceito de nó onde há um conjunto de hipertextos: Web site.
Batizada desta forma, a Web e seus Web sites tornaram-se mundialmente famosos e seus nomes empregados em diversas línguas. Em inglês foi necessário usar o qualificativo Web antes de site, para diferenciar de outros usos que a palavra site tem nesta língua, onde significa local. Mas quando o contexto deixava claro que se estava falando da Web, dizia-se apenas “site”. Já na língua portuguesa esse qualificativo não é necessário em momento algum, pois a palavra site é um anglicismo novo em nosso vocabulário e tem o único e mesmo significado de Web site. Assim, em português, o anglicismo habitual site, sendo web site um pleonasmo.

Afinal, o que é CMS?

CMS é a sigla inglesa para “Content Management System”, que em português pode ser chamado de “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo” e, se quisermos uma sigla, SGC.  Por aqui são adotados vários termos que definem técnica e popularmente este poderoso recurso de edição para sites, intranets, portais e lojas virtuais:

  • Gestor de conteúdo
  • Gerenciador de conteúdo
  • Publicador de conteúdo
  • Sistema de gerenciamento de conteúdo
  • Sistema gerenciador de conteúdo
  • Sistema de gestão de conteúdo
  • Sistema de publicação de conteúdo
  • Existem ainda muitas outras formas de nomear este sistema.

Sua história recente se originou juntamente com o advento das ferramentas de ensino á distância que possuíam seus LMS’s ou LCMS’s (do inglês, Learning Management System ou Learning Content Management System). Por conta da necessidade de permitir aos educadores e professores a possibilidade de inserir, alterar e publicar conteúdos em módulos de e-Learning, é que os sistemas foram dotados de ferramentas de publicação.
Como um curso de ensino à distância se utiliza da plataforma web, ele pode ser considerado um site, daí a facilidade de adoção dos sistemas de publicação de conteúdos. Levando em conta que a plataforma é a mesma, os módulos de gerenciamento de conteúdo foram integrados a áreas de administração de web sites, como forma de capacitar pessoas sem conhecimento específico de programação, a publicar e editar conteúdos.

Minha empresa realmente precisa de um CMS?

A idéia é simples, usando o navegador e um sistema de gestão de conteúdo, você ou qualquer membro da sua equipe tem a capacidade de adicionar ou modificar o conteúdo da sua intranet ou site sem precisar de um programador Isso pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar. Existem muitas razões para utilizar um CMS, eis algumas delas:

  • Interface amigável – Fazer correções, adicionar conteúdo ou arquivos é rápido e fácil com o editor de HTML todo no navegador e com interface extremamente amigável. Se você ou seus colaboradores sabem usar o Word vocês conseguirão usar um CMS online.
  • Dispensa habilidades técnicas – Não há necessidade de você ou seus colaboradores aprenderem um novo software. Você simplesmente faz as mudanças no seu site online, como e quando você precisar e visualiza essas mudanças imediatamente.

  • Atualize seu site de qualquer lugar – Atualize seu site instantaneamente de qualquer lugar do mundo a partir de qualquer computador! Faça correções e mudanças de forma rápida e fácil, adicione textos, insira fotos, divulgue promoções ou insira até mesmo documentos de Word, PDF, apresentações de Power Point, Vídeos, clipes de música e muito mais. O acesso ao aplicativo se dá via uma senha e nome de usuário.

  • Níveis de acesso – Você pode permitir que o Gerenciador de Conteúdo tenha um ou mais usuários trabalhando no seu site simultaneamente de locais diferentes, de forma colaborativa e dando a eles níveis de acesso, privilégios e permissões diferentes.

  • Gerenciamento de links – Crie links internos e externos de forma rápida e fácil. A interface permite navegação objetiva e deixa você criar links com um clique.

  • Treinamento – É rápido, fácil e sem complicações, em apenas duas horas é possível aprender todas as funcionalidades do publicador de conteúdos.

  • Modo Código para os Experts – Se você tem a habilidade, poderá mudar para o modo código com um clique e editar o HTML do site pelo navegador, ampliando suas possibilidades de gerenciamento do conteúdo.

Ferramentas “Open Source”?

Diversas ferramentas de código aberto (open source) surgiram no mercado, tais como Moodle (cursos, treinamentos, e-Learning), Drupal (sites), PHP-Nuke (sites), Xoops (sites, portais), Typo 3 (sites, intranets), WordPress (blogs e sites), Mambo (sites), este último que deu origem ao Joomla (sites, portais, intranets, e-commerce), Magento (sites, loja virtual, e-commerce), Virtue Mart (loja virtual, e-commerce) e muitos outros. Por se tratarem de ferramentas de código aberto, evoluíram muito nos últimos anos com o sistema colaborativo e foram melhoradas com a criação de inúmeros plug ins para o incremento de funcionalidades dinâmicas, como por exemplo:

  • Galerias de fotos
  • Busca
  • Enquetes
  • Estatísticas de Visitantes
  • Envio de newsletters
  • Cadastro de usuários

Qual o processo de criação de Sites?

A criação de um site passa inicialmente pela coleta precisa das informações e necessidades do cliente ou empresa. Muitas vezes (na maioria delas) o cliente não sabe exatamente o que quer ou precisa, cabe desenvolvedor de sites, estimular o cliente com perguntas-chave, de forma a montar um briefing detalhado sobre a estrutura do site a ser desenvolvido. Feito isto e, de posse de um briefing aprovado pelo cliente, vem a etapa do planejamento e desenvolvimento da estrutura de navegação e links do site. Como resultado, deve ser apresentado um fluxograma contendo as seções e a estrutura geral do site; só então é possível passar à fase de criação do site.

Então é elaborada a interface gráfica, seus componentes de navegação e os princípios de usabilidade são aplicados, no sentido de tornar o mais fácil possível a experiência do usuário na utilização do conteúdo do site.

A apresentação de alternativas para a navegação, baseada em princípios heurísticos, torna o site amigável e objetivo em termos de comunicação.
A criação de um site não segue uma fórmula pré-definida, no entanto, alguns critérios devem ser observados no escopo do projeto:
– Análise do sistema web;
– Métodos de desenvolvimento e design;
– Compatibilidade das tecnologias aplicadas ao web site;
– Usabilidade;
– Interatividade;
– Estrutura e estética;
– Canais de comunicação;
– Adequação aos Web Standards (W3C);
– Otimização para Mecanismos de Busca;
– Posicionamento;
– Manutenção e ações de melhoria de posicionamento;
– Atualizações de conteúdo.

Não existe nada pior do que um usuário procurar por uma informação e não encontrar, isto pode decretar a exclusão de um site da relação de favoritos e decretar a sua quase que total “invisibilidade”.

E, por falar em invisibilidade, um fator comumente esquecido no processo de criação de sites, é a visibilidade; de nada adianta criar um site com design sofisticado, com efeitos e animações em Flash e com conteúdo irretocável, se quando os usuários fazem uma busca, este site não aparece nas páginas dos resultados de busca dos principais mecanismos, Google, Yahoo e Bing. Neste ponto vale ressaltar que um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é de importância vital para a sobrevivência e o relacionamento de um site. Trocando em miúdos é a otimização para mecanismos de busca que tira os sites da “invisibilidade”. Isto contribui para que os sites alcancem boas posições nas buscas orgânicas por palavras-chave nos principais mecanismos de busca.

A criação de sites hoje é um processo altamente especializado, que envolve planejamento estratégico, criatividade e tecnologia.

Criar sites não é mais tarefa para “sobrinhos talentosos” e com conhecimento de linguagens de programação, a menos que você ou sua empresa pretendam apenas ter um endereço de internet para divulgar em seus cartões de visitas e demais itens gráficos. Pense nisto antes de dar início à criação de um site.

Atrair visitantes e usuários com interesses comerciais específicos pode alavancar bons percentuais de aumento de vendas dos produtos ou serviços de sua empresa – um site eficiente é a porta virtual para atingir o mundo e os diversos tipos de público-alvo. Criar o site de sua empresa significa não somente contratar uma boa empresa de web design significa antes de tudo, ter muito claros os objetivos de seu negócio, significa oferecer informações transparentes e precisas sobre o que sua empresa tem de melhor a oferecer.

É importante ainda, saber que boa parte da estrutura de funcionamento de um site está na “retaguarda” que você ou sua empresa prestarão à manutenção do site e de seu conteúdo. Um canal de comunicação com seus clientes, ativo e eficiente faz com que os resultados apareçam e fidelizem consumidores.

Não basta prestar bons serviços, não basta produzir bons produtos, é preciso dar atendimento de qualidade aos seus consumidores.

Unir esforços com profissionais experientes em web design e trabalhar lado a lado, produzindo, manipulando e atualizando seus conteúdos é sem sombra de dúvida a melhor forma de obter resultados a partir de um site.

Meu Site é um Instrumento de publicidade?

O site é um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existem. Servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos, etc., podem constituir um empreendimento completo ou parcial prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio “não virtual”.
É importante observar que os sites precisam estar referenciados em buscadores globais ou guia de busca local para que obtenham os desejados acessos. Sem eles, dificilmente um site seria acessado por novos usuários ou clientes.
Para relacionar um site em um buscador, o site precisa ter vários outros sites apontando para ele, a quantidade de ligações (links) apontando para um site e a importância dos sites que apontam para ele definem em que posição ele ficará no buscador.
Para divulgar um site e ter links em vários outros sites é comum o uso de mecanismos de troca de links. A troca de banners não servem para efeito de buscadores.

A 2iConecta pode criar meu Site?

Sim, A 2iConecta Desenvolvimento e Serviços de Informática. Atua no mercado de desenvolvimento e criação de sites, focando sempre em entregar a melhor experiência para o usuário final.
Nós criamos sites inteligentes, pensando sempre no que vai vir após o produto final ser entregue.
Não criamos apenas sites, criamos Sites com Gerenciamento de Conteúdo, onde você é capaz de atualizar e modificar seu próprio site, de acordo com as suas necessidades.
E não para por aí.
Colocamos o seu negócio nas mídias sociais, com campanhas exclusivas, focando sempre em conseguir mais seguidores, e conseqüentemente, mais clientes.
Navegue pelo nosso site e descubra o que pode fazer para o seu negócio crescer. Ou pelo menos, reformular aquele seu antigo site.
Assuma o controle do conteúdo do seu site, atualize textos, fotos, vídeos, arquivos PDF, publique seu Blog, seus, faca enquetes envie “newsletters” e muito mais.

Oferecemos os seguintes serviços::

  • Criação de Sites HTML
  • Criação de Sites com Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
  • Criação de Sites em Joomla (CMS)
  • Criação de Sites em WordPress (CMS)
  • Criação de Lojas Virtuais em Virtue Mart/Joomla
  • Otimização de Sites (SEO)
  • Posicionamento de Sites em Mecanismos de Busca (SEO)
  • Marketing em Mecanismos de Busca (SEM)
  • E-mail Marketing
  • Envio de Newsletters
  • Criação de Logotipos e Logomarcas

Quais os primeiros passos para ter um Site?

Deve escolher o nome de domínio “nome” que será identificado na Internet, www.suaempresa.com.br.

Acesse o Portal de Registro, http://www.registro.br na ajuda terá todas as respostas necessárias.

  • Ou pode acessar o Portal e criar uma conta de usuário e em seguida poderá estar fazendo o registro do domínio.
  • Clique aqui e Solicite que a 2iConecta faça todos os procedimentos para registro do seu domínio.
  • O custo do Domínio .BR é e R$ 40,00 anual que devem ser pagos diretamente a Registro.br (entidade)

Quais materiais devo ter para começar?

Em grande maioria dos caso de site empresariais, seguem uma mesma estrutura inicial que são as página mais comuns:

  • Home – Página Inicial do Site.
  • Quem Somos – Página que fala sobre a fundação e algumas peculiaridades da empresa em questão.
  • Produtos/Serviços – Página descrevendo sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa.
  • Galerias – Página que exibi uma galeria de imagens ou de vídeos dos produtos ou serviços oferecidos.
  • Faq / Dúvidas – Pagina contendo todas as informações necessárias ao cliente em caso de dúvidas.
  • Contato / Contate Nos – Página com formulário de contato diretamente através do site.
  • Blog / Notícias – Página na qual a empresa se encarrega de publicar artigos e notícias direcionadas aos seus clientes.

Seguindo esse critério ou tentando aproximar, ao se decidir obter um site para sua empresa, deve estar com:

  • Imagens da Empresa, produtos ou serviços que queira exibir.
  • Texto para as páginas informativas.
  • Vídeo da Empresa, produtos ou serviços que queira exibir.
  • informações sobre departamentos e colaboradores que terão acesso a atualizar o site, bem como para criação das caixa de Emails.

Quero ter um site, o que devo fazer?

Deve enviar um email solicitando uma demonstração baseado na atividade de sua empresa, nossa equipe vai escolher alguns modelos para que possa ver o modelo funcionando On Line  verificar o que melhor se adapta a sua empresa. Entrar em contato com a nossa empresa através de um dos nossos meios de comunicação, solicitar mais detalhes sobre o modelo escolhido e se o mesmo pode ser modificado para o sua Empresa.
Nesta próxima fase a 2iConecta Desenvolvimento vai providenciar seu contrato de Prestação de Serviços, neste vai constar prazo para o desenvolvimento, preços dos serviços a serem prestados, formas e tipo de pagamento etc.