Não há nada mais frustrante do que contratar um serviço de hospedagem de sites e ele não funcionar como o esperado. Seja por falta de recursos ou por um suporte que demora a responder, é bem possível que você queira mudar de provedor.

Neste artigo, você vai aprender a Como Migrar Site de Uma Hospedagem para Outra. Ao longo do conteúdo, você vai ver quais cuidados precisa ter para fazer uma migração de sites para uma nova provedora de hospedagem e como conseguir fazer isso de forma gratuita.

Etapas de uma migração Para fazer uma migração, você precisa ter cautela e atenção aos mínimos detalhes. Estes são os passos que em geral são necessários para realizar a migração. Mas, pode ser que, dependendo do seu novo host, seja necessário adicionar novos passos. Ao todo, em média são 8 etapas para a conclusão do processo. Elas são:
1- Escolher o novo provedor de hospedagem
2- Baixar os arquivos da hospedagem de origem
3- Extrair banco de dados (geralmente pelo phpmyadmin)
4- Subir os arquivos para o servidor de destino em uma pasta raiz da aplicação (via FTP ou sFTP)
5- Criar o banco de dados no mysql e importar o arquivo .sql no novo servidor.
6- Adaptar o arquivo de configuração para os novos dados de acesso de banco de dados na aplicação.
7- Corrigir as permissões de usuário e acesso dos arquivos
8- Apontar DNS para o nova hospedagem.

E os riscos são…
Bom, se esse processo não for feito com muita cautela, a probabilidade de um, ou mais, desses riscos acontecerem são grandes. E é por isso que a gente não aconselha você a fazer esse processo se não estiver se sentindo seguro.
Versão diferente de aplicações: Supondo que a sua aplicação é php, pode ocorrer da aplicação precisar rodar em uma versão diferente da que a Hospedagem oferece. Isso pode acontecer se a sua versão for desatualizada demais em relação a atual.

Perda de dados: Podem ocorrer perdas de dados durante a transferência de arquivos. Esses dados podem se perder no processo de download e upload.

Banco de dados desatualizado: Isso ocorre com a demora para finalizar a migração. Por exemplo, ao extrai o banco de dados agora e demorando para subir ele na nova hospedagem, finalizar a migração e apontar o DNS, o banco pode estar sendo acessado e atualizado na hospedagem de origem.
Site fora do ar: O seu site pode ficar fora do ar se houver erro de configurações. Por isso, fique atento a todos os códigos e configurações.

Existe alternativa!
A 2iConecta faz todo o trabalho pesado pra você. Por isso, conosco você tem o melhor suporte, gerenciamento 24h e migração gratuita!
A conclusão da migração depende, dentre outros fatores, da quantidade de websites, do tamanho de cada website somado aos e-mails e bancos de dados e da complexidade das aplicações.
Etapas da Migração

A migração consiste de 5 etapas:
1- Solicitação (humana) – Pelo painel, na aba migrações, você consegue solicitar em -alguns cliques a sua. Basta inserir as informações necessárias (ex: Servidor FTP) para dar início ao processo.
2- Início da Transferência dos Arquivos (automática) – Após receber as informações, nosso suporte começa a transferir os arquivos para os servidores da 2iConecta
3- Configuração (automática) – Nosso suporte configura tudo o que for necessário para que suas aplicações rodem da melhor forma possível na 2iConecta.
4- Validação (humana) – Nessa etapa, você deve conferir se as aplicações estão funcionando do mesmo modo como estavam antes da migração.
5- Conclusão da Migração (humana) – Após concluída a validação, você pode apontar o DNS, novamente em poucos cliques, para nossos servidores e, assim, concluir a migração.
Se houver qualquer configuração adicional necessária durante o processo, nossa equipe técnica de migração irá configurar tudo o mais rápido possível.